02 setembro 2018

A constância na manutenção de hábitos

Sensibilidade: bichinhos ficam ainda mais grudados na convalescença

A saúde ou a busca pelo restabelecimento dela tem sido o gancho para os registros do Projeto de Leitura porque o bom estado do corpo físico impacta nas ações cognitivas e não só nelas. Há interferência no sono, na alimentação e, consequentemente, na disposição e condições de concentração.
Mesmo assim, continuo fazendo o melhor possível, a cada dia, pois a constância é extremamente importante para a manutenção de hábitos.
Aos sábados, estou fazendo um curso intensivo de inglês e a estrutura da turma e, em especial, a jovem professora de 22 anos, tornam os encontros produtivos, desafiadores e estimulantes de novas leituras em inglês, mas em português também.
Há algo de extremamente encantador em professores que compartilham leituras que vão além do conteúdo técnico pelos quais são responsáveis, e que de uma forma ou de outra contribuem para a compreensão da temática do curso e para a nossa formação enquanto seres humanos. ❤
No primeiro dia de aula, por exemplo, a teacher indicou um livro de Gabriel Garcia Marquez, Memória de Minhas Putas Tristes, que tenho, li há alguns e despertou minha vontade de reler. Alguns colegas não conheciam o autor.
O restante do sábado foi de descanso, porque preciso me recuperar dessa sinusite. Então, aproveitei para ler, mesmo que pouco. Um capítulo de A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin, já estou chegando à metade deste que é o terceiro livro de cinco de As Crônicas de Gelo e Fogo; e cinco capítulos de Morte na Mesopotâmia, de Agatha Christie.
Alias, sobre a escritora inglesa, tem sido uma grata descoberta encontrar fãs dos livros dela. Em sua maioria, as leituras foram feitas na adolescência e já houve dicas sobre a diferença entre os detetives Hercule Poirot e Miss Jane Marple, que até então não conhecia.
Ah, ainda li parte do texto A Importância do ato de Ler, de Paulo Freire, por indicação de outra professora, também. Neste livro, o escritor revela como descobriu a importância da leitura para o exercício da cidadania, a partir das experiências vividas ainda na infância e como esta percepção influenciou sua prática pedagógica.
A compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo através de sua prática.
Paulo Freire é leitura de vida, de formação humana. Leia, apenas leia!💭
ð  Dia 18|365

Nenhum comentário:

Postar um comentário