31 outubro 2018

Resista!


Uma das coisas mais bonitas de se ver em Londres é a harmonia entre o cinza do céu e o aconchego da cidade. Equívoco pensar que o senso-comum está correto, neste caso, ao associar o cinza a uma perspectiva sufocante. Não é. Na verdade, é o oposto disso.
O que sufoca é nebulosidade das ações. A falta de clareza nos propósitos. As medidas tomadas com base em subterfúgios que mas tem o objetivo de mascarar os verdadeiros interesses dos agentes da ação que só querem ludibriar os que creem no discurso.
Em períodos assim é difícil encontrar forças para manter a luz. Mas é o que é necessário fazer. O incômodo fortalece a vontade de se fechar para o mundo, de ignorar os fatos e as narrativas. Mas depois de respirar fundo e refletir um pouco, percebemos que não dá. Omissão não é, nem nunca foi opção.
As vezes é preciso, sim, recuar, tomar fôlego e recuperar a energia para enfrentar um dia de cada vez.  Neste sentido, a leitura também é um balsamo que inspira, fortalece e motiva.
Dois meses depois de pegar Emma, de Jane Austen, emprestado na Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN, o devolvi nesta semana sem ter concluído a leitura. Ficaram faltando 12 capítulos dos 55 que compõem a obra e que seriam lidos quando a minha edição trocada pelos pontos da Saraiva chegar. A entrega está prevista para o início de novembro. À espera!
Restam cerca de 150 páginas do romance que mistura diversos personagens e personalidades em um ambiente marcado pelo conservadorismo da Inglaterra do século XIX.  A espera para a conclusão foi minimizada porque o livro de Jane Austen está disponível no Kindle Unlimited e, por causa disso, já estou acompanhando, novamente, o que acontece em Hartfield.
Enfrente suas batalhas com as armas que tiver. As minhas estão nos livros!
Resista e curta a paisagem!
⇒ Dia 78|365

Nenhum comentário:

Postar um comentário