18 outubro 2018

A arte e as emoções


Lendo um texto sobre a arte como espaço das representações, eu descobri que o que sinto durante as leituras, especialmente as literárias, tem um nome academicamente definido: catársis.
O termo, de origem grega, significa o processo de libertação promovida pela criação artística. Isso significa dizer que toda arte opera a catársis porque leva ao homem uma sensação de prazer, de plenitude. Mais do que isso, através da catársis, a arte leva a uma transformação do leitor.
Desconheço o autor do texto, mas ele é assertivo ao afirmar que
a obra promove o escoamento das emoções.
A respeito do texto literário ser espaço de representações, o autor explica que ele é uma imitação do real segundo os olhos de quem o vê e explica.
Todo leitor produz sentidos possíveis para um texto a partir do seu acervo simbólico e de suas experiências de mundo.
A catársis define a minha experiência com livros como Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel Garcia Marquez; Mrs. Dalloway,Virgínia Woolf; Anna Kariênnina, Liev Tolstói; Como eu era antes de você, Jojo Moyes; Outros cantos, Maria Valéria Resende; O caçador de pipas, Khaled Hosseini; entre tantos outros.
É a minha experiência de mundo e o meu acervo simbólico que permitem mais uma catársis ao ler este texto.
Se você não compreende o que estou falando, permita-se esta experiência que é, sem dúvida, transformadora em diversos aspectos!
Literatura é vida! ❤
ð  Dia 66 | 365

Nenhum comentário:

Postar um comentário