15 janeiro 2018

Meta de leituras | 2018


Uma das perguntas que mais me fazem é o que me motiva a ler e o que costumo responder é que a minha curiosidade e ela é alimentada a cada leitura feita, o que, consequentemente, me leva a novos livros e autores.

Um dos temas que mais me intriga é a história do Brasil. Percebo tanta preocupação ao meu redor em conhecer o mundo, quando mal conhecemos nosso próprio ambiente e contexto que, naturalmente, nos ajudarão a entender o que acontece na perspectiva macro.

A leitura de Os Donos do Poder | Formação do Patronato Político Brasileiro, de Raymundo Faoro, tem sido uma grande experiência neste sentido, na medida em que coloca o país como objeto de desejo e exploração de nações como Portugal e Inglaterra, ao mesmo tempo em que apresenta ao leitor, em detalhes, as características nos fazem ser como somos, desde o período colonial até hoje.

Neste caminho, Faoro traz um leque de referências que se somam à lista que eu já tinha e direcionam o caminho a seguir neste processo de descoberta do Brasil, no ano de 2018, coincidentemente, um ano de eleições presidenciais.

A prioridade é concluir a leitura desta obra bastante densa e extensa, mas não menos saborosa, no menor prazo de tempo possível. No meio do caminho li A Carta do Descobrimento: Ao Rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha, primeira leitura concluída neste ano, e seguirei com as seguintes obras, não necessariamente nesta ordem:

1.      Minha Formação, Joaquim Nabuco;

2.      O Abolicionismo – Joaquim Nabuco;

3.      Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda;

4.      Formação Econômica do Brasil – Celso Furtado;

5.      O Povo Brasileiro – Darcy Ribeiro;

6.      Formação do Brasil Contemporâneo – Caio Prado Jr;

7.      Casa Grande & Senzala – Gilberto Freyre;

8.      Os Sertões – Euclides da Cunha (e-book);

9.      Crônicas -  Lima Barreto (e-book);

10.  Antologia – Rui Barbosa;

11.  D. Pedro | A História Não Contada – Paulo Rezzutti.

Além dessas obras, também pretendo ler Sapiens | Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari; Ainda Sou Eu, de Jojo Moyes ❤, que é continuação de Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, que está em pré-venda; concluir a leitura do segundo volume de A Riqueza das Nações, de Adam Smith, que pode não parecer, mas tem tudo a ver com a história do Brasil; e A República, de Platão, com conclusão também pendente de 2017.

Esta é a primeira vez que defino títulos a serem lidos durante o ano e quero ver como vou me sair, em especial, porque 2018 também terá demanda de leitura significativa do Doutorado, o que me deixa bastante animada e desafiada.

Então, vamos às leituras!💭

Nenhum comentário:

Postar um comentário