26 janeiro 2018

Economia para não economistas


Entre uma conversa e outra, eis que surge na lista de objetivos para este ano a retomada dos estudos sobre economia e finanças. Para começar. revirando o acervo particular, o primeiro livro escolhido para este projeto foi Economia para não economistas: princípios básicos de Economia para profissionais empreendedores em mercados competitivos, de Virene Matesco e Paulo Henrique Schenini, que integra a Coleção Para Não Especialistas da Editora Senac Rio de Janeiro (2014).

Dividido em oito capítulos, o livro aborda conceitos e princípios da Economia; os determinantes da oferta e da demanda, assim como a busca pelo equilíbrio em mercados competitivos, os determinantes e implicações da Elasticidade; o funcionamento da empresa e do mercado; inflação e mensuração do custo de vida; moeda e bancos; comércio internacional e taxa de câmbio; desenvolvimento, globalização e crises mundiais.

O destaque desta obra está no formato didático no qual o texto foi escrito, contextualizado a partir do caso de uma estudante de moda, Júlia, que abre uma confecção após a demissão do pai.

Para fazer o negócio dar certo no mercado competitivo e globalizado, Júlia passa a estudar todos os componentes econômicos que ela precisa compreender para fazer seu negócio dar certo.

Sem planejamento, você não consegue se antecipar aos problemas, e só reagirá às ameaças depois de elas terem se apresentado. Sem tempo hábil, torna-se difícil tomar boas decisões.

Amplo e, ao mesmo tempo, conciso, o livro é uma ótima ferramenta para os interessados na temática abordada que querem conhecer e ou relembrar conceitos essenciais da Economia.

Em apenas 156 páginas, a obra apresenta, além dos conceitos, exercícios a serem resolvidos (com a solução dos problemas no final do livro), bibliografia para aprofundamento dos conceitos, um dicionário com temas-chave e uma lista de fontes para consulta.

Livro que ganhei de presente, com leitura fluida, de fácil compreensão e essencial em um país que carece de educação financeira.

Nem o país nem você vivem no vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário