25 setembro 2017

Sylvia | Paixão Além de Palavras


Se você ainda não passou pela experiência de sentir o peito apertado pela angústia expressa em história relatada em filme ou livro, garanto que é o que encontrará durante e depois de assistir Sylvia – Paixão Além de Palavras.

O filme narra a luta de Sylvia Plath contra as frustrações enfrentadas na carreira de romancista e poeta e na relação com o marido e também escritor Ted Hughes, potencializadas pela depressão que acompanhou sua trajetória da adolescência, nos Estados Unidos, ao suicídio registrado em Londres, em fevereiro de 1963.

A intensidade da obra é revelada por meio da exposição do processo criativo de Sylvia que, na maioria dos casos, está relacionado aos problemas enfrentados no cotidiano. Mais do que isso, a obra nos põe em contato com declamações das poesias pela própria escritora, interpretada por Gwyneth Paltrow, que, com sensibilidade, faz a emoção transpor a tela.

No filme, Sylvia Plath faz menção ao processo de elaboração do livro The Bell Jar (A Redoma de Vidro -  para ler a resenha sobre este livro cliqueaqui !), publicado meses antes de sua morte e que, para ela, era uma forma de ganhar dinheiro, pois considerava que a arte estava em escrever poesia e não romances.

Em sua breve vida, uma das únicas coisas que Sylvia Plath teve certeza foi sobre seu talento para a escrita. As negativas do mercado ao seu trabalho e a dificuldade para conviver com o sucesso do marido, a necessidade de cumprir o papel de mãe de duas crianças e dona de casa levaram Sylvia de uma crise depressiva a outra. A situação só se agravou com a separação causada pelo envolvimento do marido com Assia Wevill.

Uma das poetisas mais admiradas do século XX, Sylvia Plath foi encontrada morta no dia 11 de fevereiro de 1963, aos 31 anos. Depois de dar o café da manhã aos filhos, ela isolou a área da cozinha, onde seu corpo foi encontrado, sendo a causa da morte a inalação de gás do fogão.

O filme Sylvia – Paixão Além de Palavras (2003) não é das obras mais fáceis de se localizar, mas está disponível no canal de streaming Claro Vídeo. Para quem se interessa por biografias e histórias intensas é, sem dúvida, uma obra a ser considerada.

Por falar em biografias, já está na minha lista de leitura o livro Ísis americana: A vida e a arte de Sylvia Plath, do jornalista Carl Rollyson, lançado pela editora Bertrand brasil, em 2015.

Ficha Técnica de Sylvia – Paixão Além de Palavras:

  • Sinopse: A paixão não demorou para acontecer entre Sylvia Plath, aspirante a poetisa americana, e o consagrado londrino Ted Hugues. Entretanto, viver à sombra do sucesso do seu marido e sua constante infidelidade a fizeram lutar por ela mesma. (2003)
  • Elenco: Gwyneth Paltrow, Daniel Craig, Jared Harris, Blythe Danner, Michael Gambon, Almira Casar, Lucy Davenport, Sam Troughton
  • Diretor: Christine Jeffs
  • Escritor: John Brownlow
  • Produtor: Alison Owen
  • Gênero: Biografia, Romance, Drama
  • Título Original: Sylvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário