06 setembro 2017

Anna Kariênina | Parte IV


A conclusão da Parte IV do livro Anna Kariênina, de Liev Tolstói, nos leva a ultrapassar cinquenta por cento de sua totalidade, ao mesmo tempo em que coloca o leitor diante do clímax no enredo que é capaz de tirar o fôlego, arrancar lágrimas e sorrisos de maneira surpreendente.

Nos XXIII capítulos que integram esta parte da obra, o autor fala sobre o poder do perdão, da generosidade e do amor que o ser humano é capaz de vivenciar em relação ao outro, ao nos colocar de forma simultânea, diante do reencontro de Liévin e Kitty, e dos desencontros que envolvem a relação de Anna Kariênina, Vrónski e Aleksiei Aleksándrovitch.

Liévin e Kitty se reencontram em um jantar na casa de Oblósnky e Dolly, em Moscou. Na ocasião, ambos percebem que o sentimento que os envolve não mudou e, durante uma conversa que, sem dúvida, é uma das cenas mais lindas relatadas até este momento da obra, o perdão pedido e concedido pelos desencontros do passado os aproxima ainda mais e aflora o amor que até bem pouco tempo era causa de sofrimento, em decorrência de escolhas feitas.

Ele tomou um giz com os dedos tensos, trêmulos e, depois de parti-lo ao meio, escreveu as letras iniciais do seguinte: “Nada tenho para esquecer e perdoar, eu nunca deixei de amar a senhora”.


O reencontro dessas almas envolve não apenas o casal, mas os familiares e amigos próximos que foram testemunhas dos sofrimentos, lamentos e momentos de desesperança que os acompanharam desde o baile durante o qual se deu o encontro entre Anna Kariênina e Vrónski.

Durante muito tempo, Liévin nada conseguiu falar, não só porque temia corromper com palavras a elevação do seu sentimento, mas também porque, toda vez que queria falar alguma coisa, em lugar de palavras, sentia subirem aos olhos lágrimas de felicidade. Segurou a mão dela e a beijou.


Se por um lado, o perdão fortaleceu a união entre Liévin e Kitty, o perdão que Aleksiei Aleksándrovitch concede a mulher e ao amante, no momento em que a encontra doente após o nascimento da filha dela com Vrónski.

O perdão e a generosidade de Aleksiei Aleksándrovitch são, tanto para Anna Kariênina, quanto para Vrónski, torturantes demais por reforçar para cada um, sob suas respectivas óticas, o mal que a incapacidade de controlar a paixão que os unia foi capaz de causar não apenas aos três, mas aos filhos, familiares e conhecidos de todos eles.

Aleksiei Aleksándrovitch sentia-se completamente calmo e em harmonia consigo mesmo e não via na sua situação nada de extraordinário, nada que fosse preciso modificar. (...). Sentia que, além da boa força espiritual que guiava sua alma, existia uma outra, igual ou ainda maior, uma força imperiosa que guiava a sua vida, e ele sentia que essa força não lhe traria a serenidade resignada que almejava.


Apesar disso, o sentimento de culpa não foi suficiente para separar os dois que, mais uma vez, se rendem ao sentimento que os aproxima tão fortemente. Anna e Vrónski largam tudo -  filhos, marido, trabalho, bem como a possibilidade do divórcio -  e seguem juntos para o exterior, para ficar longe da realidade que os oprime e, assim, viver a plenitude do amor que sentem.

(...) ela é uma dessas mulheres que não conseguem brincar com os próprios sentimentos.


A forma como Tolstói relata as cenas e os pensamentos das personagens nos envolve neste enredo de forma a nos tornar integrante das relações apresentadas no livro. A escrita do autor nos permite sentir o clima, as aflições, ouvir as vozes, compreender os sentimentos e emoções expostas de forma tão intensa que leva a seguir às próximas páginas continuamente, sem querer parar até que chegue a última página.

Sem dúvida, esta é uma leitura que segue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário