04 setembro 2017

E-Readers e a experiência de leitura digital


As novas tecnologias nos colocam, dia após dia, em contato com novos equipamentos e novas funcionalidades em equipamentos antigos. Com essas mudanças somos, invariavelmente, levados a nos adaptar à esta nova realidade que nos é imposta.

Apesar de a cada um de nós não haver possibilidade de escolha quanto a inclusão de novos equipamentos e serviços ao cotidiano, tendo em vista que os mais antigos – chamados vintage por muitos, para dar uma nomenclatura mais bonita -  e analógicos estarem desaparecendo do mercado, podemos experimentar as variações de tais produtos e serviços para perceber o que nos oferecem e, a partir daí, identificar os elementos que os diferenciam e mais se adequam ao nosso perfil.

Para os amantes da leitura, esta realidade não é diferente. E, mesmo que nada se compare ao prazer de ter o livro físico em mãos, os leitores digitais vieram para ficar. Com o advento dos smartphones e tablets, além dos e-readers, as empresas disponibilizam aplicativos gratuitos, por meio dos quais o usuário pode experimentar os serviços disponíveis e comparar as especificidades de diversas marcas, até optar pela aquisição de um aparelho.

Eu já tenho um Kindle, que é da Amazon, há alguns anos, mas apenas de 2016 para cá é que passei a aproveitar verdadeiramente as funcionalidades do aparelho, assim como a praticidade do aplicativo, instalado no meu celular, no netbook e no computador de casa.

O grande diferencial do leitor está na praticidade de levar diversos títulos para onde eu quiser em um equipamento que me permite ler com o mesmo conforto visual que as páginas de um livro, por não ter o brilho da tela do computador. Além disso, me dá acesso à loja da Amazon, via wi-fi; aos títulos gratuitos; ao Kindle Unlimited – do qual sou assinante; promoções e sugestões de leitura com base no meu perfil.

A adaptação é, como tudo na vida, uma questão de hábito e busca pelos benefícios. Neste sentido, o Kindle sincroniza a leitura em todos os equipamentos, bem como as respectivas marcações e anotações feitas ao longo do livro. Além disso, permite o download de todas essas informações para posterior consulta, o que é bem prático para quem gosta e precisa revisitar citações e suas respectivas referências.

O Kindle Unlimited é um serviço de assinatura, estilo Netflix, mas dos livros, no qual estão disponíveis milhares de livros. Este é um ótimo serviço para quem lê com frequência, pois é de custo baixo (R$ 19,90), mais barato do que a maioria das obras, ao mesmo tempo em que nos dá a oportunidade de ler, por exemplo, o primeiro volume de séries para posterior aquisição (se preferir e não quiser continuar a leitura pelo leitor digital) e de obras que, por alguma razão, não seriam adquiridas, mas pelo fato de estarem disponíveis gratuitamente há maior probabilidade de serem lidas.

Em relação aos livros gratuitos, há também uma diversidade de obras que foram transformadas em livros digitais, em especial as que estão em domínio público, e foram disponibilizadas dessa forma. No caso do Kindle, também há obras em outros idiomas.

O Lev, e-reader da Saraiva, também oferece uma vasta coleção de obras clássicas gratuitamente, em especial as que já estão em domínio público. E, apesar de não ter o aparelho, fiz o teste com o aplicativo, ao adquirir a obra Outros Cantos, de Maria ValériaRezende, em formato digital.

Assim como o Kindle, baixei o aplicativo em todos os meus aparelhos, mas ele não sincroniza a leitura, nem as marcações e/ou anotações. Isso já seria razão suficiente para preferir o aparelho da Amazon, já que quem busca um leitor digital quer, sobretudo, praticidade. Mas, os problemas não param por aí, pois, mesmo tendo passado por nova atualização há pouco tempo, o aplicativo é lento, trava e o formato de exibição da página é o do tamanho da tela do aparelho, ao invés de ser similar à página do livro, como acontece no Kindle.

Confesso que este formato de exibição chega a dar preguiça – literalmente - em alguns momentos, pois quanto maior a tela, maior a quantidade de texto exibida de forma nada atrativa. Mesmo assim, ainda lerei algumas obras neste leitor.

A sugestão é: antes de escolher seu aparelho, faça o teste com os aplicativos, mas se quiser minha opinião, opte pelo Kindle, sem medo de ser feliz e boas leituras! 😊

2 comentários:

  1. Excelente post!! Vou recomendar a uma amiga que tá em dúvida sobre kindle e Lev.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê! Que bom que gostou do post! A ideia deste tema surgiu de algumas dúvidas de pessoas próximas também. Espero que minha experiência ajude na escolha. Adorei a visita! Venha sempre! =***

      Excluir