19 outubro 2017

Li até a página 100 e... #7


"Li Até a Página 100 e..." #7

Mrs Dalloway

Virgínia Woolf | Autêntica Editora

Esta obra de Virgínia Woolf não é separada por capítulos, mas por capitulações que marcam nova passagem no texto. Por causa disso, ao invés de ir até a página 100, paramos na 95, pois, nesta edição, a próxima pausa será apenas na página 153. Assim, onde está dito página 100, leia-se página 95!

v  Primeira frase da página 100:  

§  Tivera que comprar as rosas, disse Rezia, de um pobre homem da rua. Mas já estavam quase mortas, disse ela, arranjando as rosas.

v  Do que se trata o livro? 

§  No livro Mrs Dalloway, Virgínia Woolf relata um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher que abriu mão do casamento por amor, para estabelecer um relacionamento que garantisse a segurança financeira que precisava. Os pensamentos e sensações desta personagem e daquelas que cruzem seu caminho neste dia, no qual dará uma festa, são expostos ao leitor que tem a oportunidade de conhecer a individualidade de cada um deles.

v  O que está achando até agora? 

§  O texto de Virgínia Woolf é muito envolvente e, nesta obra, além de nos guiar por uma viagem pelos pensamentos e emoções das personagens e como elas se entrelaçam, também nos orienta por um belo passeio pelo centro de Londres. Para quem conhece a capital inglesa é fácil visualizar os ambientes, aos que ainda não tiveram este prazer, um mapa da cidade facilmente orientará o leitor.

v  O que está achando da protagonista? 

§  Até aqui, Clarissa Dalloway se mostra uma mulher pragmática, mas ao mesmo tempo sensível às consequências das próprias escolhas, questionadas por ela mesma de maneira recorrente. Uma perfeita representação do ser humano, em geral.

v  Melhor quote até agora:

§  A tranquilidade tomou conta dela, a calma, o contentamento, enquanto a agulha, suavemente transportando a linha até atingir seu manso repouso, juntava as pregas verde as fixava, muito frouxamente à cintura. Assim as ondas, num dia de verão, se recobram, se desequilibra, e caem; se recobram e caem; e o mundo inteiro parece dizer “isso é tudo”, com mais e mais força, até o coração dentro do corpo que se deita ao sol na praia também diz: Isso é tudo. Não mais temas, diz o coração, entregando sua carga a algum mar, que suspira coletivamente por todos os pesares, e se renova, recomeça, se recobra, se deixa cair.  (p.41)

v  Vai continuar lendo?

§  Sem dúvida alguma! 😊

v  Última frase da página:

§  E, de fato, era – o carro do Sir William Bradshaw; rebaixado, potente, cinza, com as simples iniciais de seu nome engastadas no painel, como se as habituais pompas da heráldica não fossem combinar com esse homem, que era o protetor espiritual, o sacerdote da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário