18 agosto 2017

Li até a página 100 e... #6

A Pedagogia do Oprimido

Paulo Freire | Editora Paz e Terra S/A

v  Primeira frase da página 100:  
Será a partir da situação presente, existencial, concreta, refletindo o conjunto de aspirações do povo, que poderemos organizar o conteúdo programático da educação ou da ação política.

v  Do que se trata o livro? 

§  A Pedagogia do Oprimido é uma obra que fala sobre a educação enquanto instrumento de libertação do homem, seja ele opressor e/ou oprimido, a partir do desenvolvimento crítico do ser, o que só é possível por meio da compreensão do ambiente no qual o educando está inserido. Quando o educador se coloca também como educando para compreender o outro, em sua realidade, permite ao educando exercer seu papel de educador também. É no estabelecimento dessas relações que o conhecimento de si mesmo e do mundo ao seu redor se faz possível.

v  O que está achando até agora? 

§  Apesar de ter sido publicado no início da década de 1970, este livro de Paulo Freire aborda uma temática extremamente atual que, inclusive, desfaz muitos dos discursos que vemos e ouvimos nos últimos anos, sobre a possibilidade de libertação, emancipação e desenvolvimento de si mesmo a partir do próprio fazer educacional. O autor nos mostra que sem a união entre opressores e oprimidos (mesmo que não tenham consciência de tal condição), que tem como base a solidariedade, esta mudança não é possível.

v  O que está achando da protagonista? 

§  A protagonista -  a educação – tem sido apresentada de maneira viva, transformadora e essencialmente apaixonante.

v  Melhor quote até agora: 
A questão está em que pensar autenticamente é perigoso. (p.70)

v  Vai continuar lendo?

§  Sem dúvida! Este é daqueles que não dá vontade de largar até que a leitura seja concluída. 😊

v  Última frase da página:
E sua fala é um discurso a mais, alienado e alienante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário