07 agosto 2017

Anna Kariênina | Parte I


Escrito na segunda metade do século XIX, o leitor de Anna Kariênina é colocado em em contato, por Liev Tolstói, com uma Rússia marcada por conflitos internos, externos, reformas estruturais e sociais.

O romance composto por mais de 800 páginas é dividido em oito partes nas quais são reveladas a trama que envolve as relações conjugais que representam a sociedade da época, assim como as transformações que marcam o período.

Na primeira parte da obra, Tolstói nos apresenta o conflito vivenciado na família de Stiepan Arcáditch, depois que a mulher, Dolly, descobre a infidelidade do marido e, para salvar o casamento, pede que a irmã, Anna Kariênina, passe alguns dias em sua casa para convencer Dolly a perdoá-lo.

Nesse mesmo período, Liévin confessa ao amigo Stiepan Arcáditch o desejo de casar com Kitty, irmã de Dolly, mas é alertado que a moça também tem outro pretendente, o jovem Vrónski, o preferido da mãe de Kitty e repugnado pelo pai. Apesar de demonstrar interesse em Kitty, Vrónski não toma a iniciativa de firmar relacionamento com ela, que rejeita o pedido de casamento de Liéven, apesar da afeição que sente por ele.

Konstantin Liéven é o protagonista da obra que, além dos conflitos internos diante do amor por Kitty e o desconforto que a rejeição o leva a vivenciar, busca restabelecer o convívio com um de seus dois irmãos, Nikolai, que abriu mão da herança e do contato com a família. O reencontro deles coloca Liéven diante dos pensamentos socialistas que impulsionam revoluções e a busca dos camponeses (mujiques) por relações de trabalho e produção de menos exploração e mais justas.

Nikolai Liévin continuava a falar: – Você sabe que o capital oprime o trabalhador e os nossos trabalhadores, os mujiques, suportam todo o peso do trabalho e são colocados numa tal situação que, por mais que trabalhem, não conseguem sair da sua condição de bestas de carga. Todos os proventos do salário, com os quais poderiam melhorar sua condição, proporcionar a si mesmos algum lazer e, em consequência, obter alguma instrução, todo o dinheiro que sobra lhes é tirado pelos capitalistas. E a sociedade está organizada de tal modo que, quanto mais eles trabalharem, mais os comerciantes e os senhores de terra enriquecerão, enquanto eles serão sempre as bestas de carga. E este regime precisa mudar – concluiu e fitou o irmão, com ar interrogativo.


Diferente do que acontece com Serguei Ivánitch, o outro irmão de Liéven, o contato com Nikolai e a experiência do amor não correspondido levam o protagonista a propor a si mesmo a revisão e reformulação de sua vida a partir da adoção de hábitos e condutas mais simples, apesar de estar ciente das dificuldades para vivenciar este novo começo.

Sentiu-se inteiro em si mesmo e não queria ser outra pessoa. Agora, só queria ser melhor do que fora antes. Em primeiro lugar, a partir desse dia, resolveu que não alimentaria mais esperanças de uma felicidade extraordinária, a qual deveria vir do casamento e, em consequência, não menosprezaria tanto o seu presente. Em segundo lugar, nunca mais permitiria arrebatar-se por paixões sórdidas, cuja lembrança tanto o martirizara nos momentos em que se preparava para apresentar seu pedido de casamento.

Se Liéven tem o coração partido por Kitty, ela, que tem grande admiração pelo refinamento, elegância e desenvoltura de Anna Kariênina, percebe que este sentimento é compartilhado por Vrónski desde a primeira vez que encontra a cunhada de Stiepan Arcáditch. A atração entre Anna Kariênia e Vrónski é imediata e perceptível aos olhos de todos, inclusive os do leitor e aos de Kitty que adoece depois do episódio de humilhação e desgosto em um baile, durante o qual os dois só tinham olhos um para o outro.

O detalhe deste encontro avassalador é que Anna Karienina é casada com Aleksiei Aleksándrovitch, com quem tem um filho, Serioja. Ambos aguardam o retorno da irmã de Stiepan Arcáditch de Moscou para São Peterburgo, onde moram. Ela retorna, mas Vrónski também vai para São Petesburgo, onde mantém residência e pretende se inserir no círculo social e na vida de Anna Kariênina que tenta retomar a rotina, apesar das constantes comparações entre as características físicas e de personalidade do marido de Vrónski com quem, até então, dançou algumas valsas e conversou sobre amenidades na presença de conhecidos e familiares. Anna foge dele, mas o carrega em seus pensamentos.

Anna entendeu, por meio da emoção, que aquela conversa de um minuto os havia aproximado de uma forma terrível; e isso tanto a assustou quanto a alegrou.


E assim Tolstói encerra a primeira parte do livro marcado por seu texto fluido, envolvente e que desperta o interesse do leitor pelos desdobramentos dessas histórias que se entrelaçam. É leitura que segue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário