11 agosto 2017

Li até a página 100 e... #5








A Cerimônia do Adeus

Simone de Beauvoir

Editora Nova Fronteira
v  Primeira frase da página 100:  

Uma de suas primeiras providências consistiu em enviar uma carta a Giscard d’Estaing, pedindo-lhe que Benni Lévi (Pierre Victor) fosse naturalizado o mais rapidamente possível.


v  Do que se trata o livro? 

§  “A cerimônia do adeus” é um livro baseado no diário de Simone de Beauvoir sobre os dez últimos anos (1970 – 1980) de vida de Jean-Paul Sartre.

v  O que está achando até agora? 

§  O livro nos coloca diante da fragilidade do ser humano ao perceber que o corpo entra em processo de degeneração progressiva, por diversas razões, inclusive quando estamos diante de um mito, como Sartre, destacado por seu intenso trabalho intelectual, que fica comprometido pela debilidade da saúde.

v  O que está achando da protagonista? 

§  A narrativa fortalece a ideia do mito que não se rende às fragilidades que o corpo passa a apresentar.

v  Melhor quote até agora:

O que houve de extraordinário em Sartre, e de desconcertante para seu entourage, foi que, do fundo dos abismos onde parecia enterrado para sempre, ressurgia bem-disposto, intato. Eu chorara por ele durante todo o verão e ele voltara a ser totalmente ele mesmo, como se jamais tivesse sido tocado pela “asa da imbecilidade”. Suas ressurreições, ao sair dos limbos, justificam que, a seguir, eu possa dizer entre uma página e outra: “Ele estava muito mal. Ele estava muito bem.” Havia nele um cabedal de saúde física e moral que resistiu, até suas últimas horas, a todos os golpes. (p.52)
v  Vai continuar lendo?

§  Absolutamente!

v  Última frase da página:

Vai tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário