29 junho 2018

Diário de Doutoranda | Semanas #15 a #17


O ambiente acadêmico é, antes de qualquer coisa, um espaço de construção de relações interpessoais. As disciplinas, os grupos de pesquisa, os encontros que têm, oficialmente, como objetivo o debate e a reflexão sobre determinados temas, se revelam, de fato, como o caminho para o estabelecimento de articulações e ligações com pessoas que se não fosse a academia, fosse impossível encontra-las.

Não é um processo fácil conviver com pessoas tão diferentes. Mas, ao mesmo tempo, é neste desafio que está a beleza do aprendizado e uma infinidade de possibilidades que não temos a mínima condição de prever no que vai dar.

Das experiências deste semestre em fase de conclusão, destaque para a disciplina Educação Brasileira que contribuiu muito para minha formação pessoal e profissional, tanto em relação a forma quanto ao conteúdo. As demais, também foram relevantes, mas alguma sempre se destaca e esta foi, sem dúvida, uma vivência que marcou a vida.

As últimas semanas têm sido de intensas atividades, leituras acumuladas e atendidas na medida do possível, reorganização de calendário de atividades pessoais e profissionais, mas, acima de tudo, de muito aprendizado e de boas e relevantes relações estabelecidas.

O processo acadêmico é intenso, mas, ao menos para mim, muito prazeroso. Descobrir uma imensidão de coisas, perspectivas, conhecimentos e abordagens que existem no mundo e que, há bem pouco tempo, eu nem sequer tinha noção da existência, é tão desafiador quanto fantástico.

Os novos conteúdos têm me levado a novos autores, novos contatos, no real e no virtual e o conjunto da obra representa o desafio da escrita dos capítulos da tese que, ao menos até aqui, já tem o escopo principal definido. Pode parecer pouco, mas é muita coisa para quem teve o projeto todo reestruturado.

Em um eterno duelo entre o caos e a ordem, reestruturar, reorganizar e recomeçar têm sido as palavras constantes no meu cotidiano, o que representa que não há possibilidade de desistência, por mais que os planos originais se mostrem inviáveis. E esta realidade não poderia ser diferente para o segundo semestre que agora começa. Em breve, as novidades serão registradas, porém, não diariamente, como pretendia, mas às segundas, quartas e sextas-feiras. 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário