08 junho 2018

Diário de Doutoranda | Semana #14


A primeira semana de junho termina marcando o princípio do fim do primeiro semestre do Doutorado, incluindo a conclusão da primeira disciplina, intitulada Pesquisa em Educação: Pensar e Organizar o Conhecimento.

Muitos primeiros em um único parágrafo, mas é o que de fato este semestre está sendo: marcado por experiências novas, tanto na forma, como no conteúdo.

Há quem diga que falo desta experiência com entusiasmo e brilho nos olhos. E se de fato isso acontece é porque estou vivenciando o curso da forma mais integral possível. Acredito que as experiências anteriores favorecem este aproveitamento.

O desafio de estar em nova área tem requerido uma dedicação maior, apesar de a linha de Educação, Política e Práxis Educativa ter bastante relação com a gestão pública, o que significa dizer que o referencial teórico geral não diverge do meu conhecimento prévio. Me apropriar das especificidades da Educação é um desafio que passa, sobretudo, pela organização do tempo para dar conta das leituras.

A respeito delas, não consegui ler tudo de todas as disciplinas, como já sabia que aconteceria. A meta é concluir as pendencias durante o recesso e organizar melhor as atividades para o segundo semestre terminar com menos textos a serem lidos, de preferência, nenhum.

Novas técnicas de fichamento e resumo já estão em fase de testes para que este curso fique, o máximo possível, registrado não apenas na memória, mas também no papel e no ambiente virtual.

Para a próxima semana, a restruturação do projeto de tese a ser apresentado, agora já um pouco mais bem definido, na perspectiva da compreensão da valorização docente pela dimensão condições de trabalho.


2 comentários:

  1. Compartilha com a gente essas novas tectécni de fichamento e resumo.

    ResponderExcluir