A primeira semana de junho termina marcando o
princípio do fim do primeiro semestre do Doutorado, incluindo a conclusão da
primeira disciplina, intitulada Pesquisa em Educação: Pensar e Organizar o Conhecimento.
Muitos primeiros em um único parágrafo, mas é o que de
fato este semestre está sendo: marcado por experiências novas, tanto na forma,
como no conteúdo.
Há quem diga que falo desta experiência com entusiasmo
e brilho nos olhos. E se de fato isso acontece é porque estou vivenciando o
curso da forma mais integral possível. Acredito que as experiências anteriores
favorecem este aproveitamento.
O desafio de estar em nova área tem requerido uma
dedicação maior, apesar de a linha de Educação, Política e Práxis Educativa ter
bastante relação com a gestão pública, o que significa dizer que o referencial
teórico geral não diverge do meu conhecimento prévio. Me apropriar das
especificidades da Educação é um desafio que passa, sobretudo, pela organização
do tempo para dar conta das leituras.
A respeito delas, não consegui ler tudo de todas as
disciplinas, como já sabia que aconteceria. A meta é concluir as pendencias
durante o recesso e organizar melhor as atividades para o segundo semestre terminar
com menos textos a serem lidos, de preferência, nenhum.
Novas técnicas de fichamento e resumo já estão em fase
de testes para que este curso fique, o máximo possível, registrado não apenas
na memória, mas também no papel e no ambiente virtual.
Para a próxima semana, a restruturação do projeto de
tese a ser apresentado, agora já um pouco mais bem definido, na perspectiva da compreensão
da valorização docente pela dimensão condições de trabalho.
Compartilha com a gente essas novas tectécni de fichamento e resumo.
ResponderExcluirOi, Alê!
ExcluirVou fazer um texto sobre isso, sim! =)