07 março 2018

Storytelling


Há poucos dias conclui, sem perceber, a leitura (?) das 344 páginas do livro Storytelling. Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, de Carmine Gallo, publicado em 2017 pela Editora HSM.

Este foi o primeiro livro que conclui na íntegra e exclusivamente pelo Ubook, que tem me auxiliado na otimização do uso do meu tempo ao me colocar em contato com o áudio de publicações de diversos segmentos, inclusive revistas, em situações em que ler seria impossível, como durante a prática de atividade física e passeando com o cachorro.

O livro de Gallo apresenta uma temática mais do que pertinente à Era da Informação, na qual estamos inseridos, pois trata do desenvolvimento da habilidade de ser um bom contador de histórias.

Sim, esta é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida, em especial quando percebemos que o que nos diferencia no mar do discurso hipertextual que nos envolve não é o que dizemos, mas como dizemos.

Para reforçar a ideia de que qualquer pessoa pode se transformar num excelente contador de histórias, Gallo apresenta, a cada capítulo casos que embasam cada uma das quatro temáticas que dividem o texto: Parte I – Storytellers que acendem nossa chama interior; Parte II Storytellers que educam; Parte III – Storytellers que simplificam; e parte IV -  Storytellers que motivam. O autor encerra o livro com uma conclusão intitulada o universo do storyteller mais o texto final A caixa de ferramenta do storytelling, no qual traz um resumo sobre os segredos e o checklist dos storyteller.

A obra segue dois caminhos que se encontram sendo, um aquele que mostra como personalidades como o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchil, o empresário Steve Jobs e o Papa Francisco, por exemplo, superaram barreiras em si mesmos que s transformaram em referências na arte de contar históricas. O outro caminho é a percepção do poder que histórias bem contadas têm de transformar vidas.

O livro conta com uma série de dicas sobre como construir e entregar bons discursos e, consequentemente, o engajamento da plateia, que são facilmente implementadas, mas que requerem treinamento, repetições, para que sejam aprimorados e adaptados às necessidades de cada situação.

Se não fosse pelo Ubook, o livro de Carmine Gallo é um daqueles que entraria na minha lista de leituras, mas em data específica para apreciação. Desta experiência destaco meu envolvimento cada vez maior com o universo dos audiobooks, com Carmine Gallo e o storytelling e a, persistente, dúvida se esta prática é ou não considerada leitura.

De uma forma ou de outra, o que sei é que vale a leitura! 😊



Sobre o Autor | Carmine Gallo é autor, entre outros, dos livros TED – Falar, Convencer, Emocionar: Como se Apresentar para Grandes Plateias e Inovação – A arte de Steve Jobs, presentes na lista de best-sellers do The Wall Street Journal. Conselheiro de comunicação de marcas como Pfizer, LinkedIn, Intel e Coca-Cola, também é um palestrante conhecido por ensinar aos líderes empresariais mais respeitados do mundo a compartilhar histórias inspiradoras. Dirige a Gallo Communications, empresa que ajuda gestores a se comunicar de maneira mais eficaz, sediada na Califórnia, onde reside com sua esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário