25 março 2018

Diário de Doutoranda | Semanas #2 e #3


As duas primeiras semanas de atividades no doutorado foram intensas e conturbadas. Intensas porque o volume de disciplinas, atividades em grupos de estudos e orientações é elevado. Conturbadas porque a demanda de cada uma dessas atividades também é grande e, às vezes, parece ser impossível organizar tudo. Mas é e, pouco a pouco, as coisas entram nos eixos.

Esta realidade faz dos primeiros dias o período de adaptação, apesar de que há pouca (ou quase nenhuma) possibilidade de reflexão sobre como fazer tudo acontecer. Simplesmente é preciso dar conta!

Acredito que o hábito da leitura é um fator positivo para mim, pois estou apenas adaptando os textos, livros e horários ao que já faço. Não pretendo deixar de ler o que me propus para este ano, até como forma propiciar descanso ao pensamento.  Isso também é adaptação, pois demorei mais do que o normal para concluir a leitura do segundo volume de O tempo e o vento, de Erico Verissimo.

A situação foi agravada por problemas de saúde que me deixaram dois dias fora do combate. Mas isso é a vida, não é mesmo?

Além dos primeiros encontros efetivos das disciplinas, o ponto mais importante deste primeiro momento foi a reorganização do meu objetivo de pesquisa que tem como foco a valorização do professor, nas categorias formação, remuneração e condições de trabalho, a partir da perspectiva dos planos nacional e estadual (RN) de educação.

Outro momento importante foi minha inserção no grupo de estudos sobre Ensino Superior, apesar de eu ser do grupo Políticas, Gestão e Financiamento da educação básica, ambos da linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativa, para que eu possa me apropriar da metodologia utilizada pela equipe que o integra.

Os dois primeiros desafios, fora as atividades das disciplinas, são a elaboração de um resumo estendido para submeter a um evento até o dia 31 de março e a reorganização do projeto de tese para apresentação no encontro da linha de pesquisa, que acontece todas as quartas-feiras, no dia 25 de abril.

Trabalhos em andamento! 💭

Nenhum comentário:

Postar um comentário