31 março 2018

Diário de Doutoranda | Semana #4

Registro da vida acadêmica e a total inexistência de glamour 
E nos 45 minutos do segundo tempo (literalmente) consegui encerrar a quarta semana de atividades do Doutorado. A semana, apesar de curta por causa do feriado da Semana Santa, foi de intensas atividades, a começar pela palestra do professor Oswaldo Yamamoto, sobre a vida e a obra de Karl Marx, com o objetivo de nos dar embasamento para compreensão do método proposto pelo alemão, denominado materialismo histórico-dialético.

A atividade foi dentro da programação organizada pela linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativas, cadastrada como a disciplina Produção do Conhecimento em Práticas Educacionais III.

Conhecer a vida de Marx é pressuposto básico para apreender o método. Isso significa dizer que este é mais um projeto de leitura para a vida, tendo em vista que o compilado da obra do autor conta, atualmente, com 114 volumes, ainda em fase de organização (eterna!).

Além das leituras das disciplinas, destaque para a elaboração do trabalho a ser enviado a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). O prazo encerrava à meia-noite de hoje e submeti o trabalho às 23h45. O bacana da experiência foi ter conseguido delinear melhor meu objeto de estudo, que trata da valorização docente na perspectiva dos planos nacional e estadual de educação, a partir das dimensões formação, carreira e remuneração e condições de trabalho.
O fato é que sobre condições de trabalho, o plano nacional se restringe ao piso salarial do profissional nacional. Já o plano estadual, vai um pouco além ao apresentar uma estratégia que trata de programas de qualidade de vida e saúde no trabalho. Apesar disso, a legislação e os teóricos afirmam que só há valorização se todas as dimensões forem trabalhadas de maneira agrupada. E agora?

A pesquisa vai dizer! 😊

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