30 março 2018

O Jovem Karl Marx

A sociedade contemporânea adota mitos que se tornam conhecidos sem serem necessariamente conhecidos. Aquilo que o senso comum reproduz torna-se verdade cristalizada sem que haja fundamentos que justifiquem.  Karl Marx é um exemplo desse tipo de realidade, da qual todos sabem, mesmo que pouco ou nada saibam.
Famoso por sua vinculação ao comunismo, parte da vida do escritor de jornalista alemão é retratada no filme O Jovem Karl Marx, lançado no Brasil em dezembro de 2017, ainda em cartaz em algumas salas de cinema do país e já disponível no YouTube.
Com tripla nacionalidade (Francesa, Inglesa, Belga), o longa-metragem narra cerca de quatro anos da vida de Marx, que em 2018 completaria 200 anos, as dificuldades financeiras, as deportações, as amizades e inimizades que construiu em consequência de sua perspectiva crítica não só voltada para as relações trabalho, a burguesia e o poder do capital, mas para todas as esferas da vida.
De poucos amigos e muito dedicado ao trabalho, Marx tinha em Jenny, a esposa de origem aristocrática que abriu mão do luxo para acompanhar o marido, a parceria e o apoio para os planos, projetos e reflexões teóricas.
A outra parte fundamental na produção de Karl Marx é Friedrich Engels, filho de industriais ingleses, é o contraponto filosófico da obra de Marx. Engels questionava as relações de trabalho vigentes no século XIX, resultantes da Revolução Industrial da qual sua família se beneficiara e o possibilitou pesquisar sobre as condições enfrentadas pelo operário neste novo processo produtivo.
O filme revela como se davam as reuniões operárias e reflexões filosóficas, assim como a produção de Marx para jornais, movimentos operários e a elaboração de livros, com as teses que defendia. Na obra o espectador é colocado em contato com a hesitação de Marx dia te de Engels para escrever O manifesto comunista”, publicado e reeditado até os dias atuais e atendia a um pleito da classe operária à época.
Vale muito assistir ao filme, tanto pela história da vida de Karl Marx, como pelo retrato da sociedade europeia do século XIX que nos ajuda a compreender as posturas adotadas à época.

Sinopse

Aos 26 anos, Karl Marx (August Diehl) embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny (Vicky Krieps). Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels (Stefan Konarske), filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio a era moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário