14 julho 2017

Trilogia Star Wars | Episódios I, II e III

Acompanhar trabalhos extensos como a saga “Star Wars”, produzida para o cinema, é uma oportunidade de constatação de como a forma de estruturação da narrativa tem impactos significativos no conteúdo.

Os três primeiros episódios da saga (Episódio IV – Uma Nova Esperança; Episódio V – O Império Contra-Ataca; Episódio VI – O Retorno de Jedi), que este ano completa 40 anos, contam com três horas de duração média cada e, sim, são cansativos, apesar de abordarem questões relevantes e contemporâneas, como a luta dos rebeldes para derrubar o sistema ditatorial do império para o restabelecimento do sistema republicano democrático.

Além da relevância do tema, esta guerra acontece em uma galáxia muito distante, com a participação de robôs, clones e os Jedi, atrativos por si só neste tipo de produção e que, sem dúvida, respondem por grande parte do sucesso da obra dirigida por George Lucas.

A dinâmica dos filmes é mais atraente nos Episódios I -  A Ameaça Fantasma; II – Ataque dos Clones; e III – A Vingança dos Sith. Nestas três obras, com duração média de duas horas cada um, temos a oportunidade de conhecer o início da história, antes do golpe dado no Senado para a substituição da República pelo Império.

Mais do que isso, os três episódios nos revelam a trajetória de Anakin Skywalker desde a infância e o período de treinamento Jedi, passando pelos fatos que o levaram a escolher o Lado Negro da Força e se tornar o temido Darth Vader.

O Episódio I -  A Ameaça Fantasma é, sem dúvida, o mais divertido dos seis, por nos colocar em contato com uma criança sagaz e totalmente sem noção do poder que tem. Anakin é apontado como àquele que dará vida à profecia que diz que o escolhido surgirá para garantir o equilíbrio da força.
Mesmo diante das evidências, o Conselho dos Mestres Jedi hesita em acolhê-lo por sentir nele fortes sentimentos de baixa vibração, como ódio, rancor, raiva e medo.

Apesar das dúvidas que o pequeno Skywalker desperta no Conselho, ele se torna aprendiz Jedi e diante da rigidez do treinamento, que podemos associar ao dirigido àqueles que se dedicam às artes marciais, Anakin vive em constante luta contra os sentimentos negativos que povoam sua mente.
Em uma das conversas com o Mestre Yoda, Anakin Skywalker é orientado a, entre outras coisas, a desapegar as coisas que têm medo de perder e aceitar que a vida é assim, feita de perdas.

“Train yourself to let go of everything you fear to lose”, Master Yoda

Aliás, os diálogos com o Mestre Yoda são uma boa oportunidade de aprendizado, nos seis filmes, tendo em vista que o treinamento Jedi é para formar cavaleiros defensores da paz. Porém, como todo ensinamento, coloca-los em prática é questão de escolha, sendo este um dos assuntos relevantes abordados pela saga.

Afinal, cada caminho traz consigo renúncias e consequências, ao mesmo tempo em que revelam os valores que nos guiam, pois é com base neles que fazemos as nossas escolhas.
Para completar o momento recordar é viver Star Wars, falta assistir ao Episódio VII -  O Despertar da Força (2015) e o esperado Episódio VIII – O Despertar da Força, que entra em cartaz em dezembro deste ano. Já na espera!

May The Force Be With You💫

Nenhum comentário:

Postar um comentário