14 janeiro 2017

Wolf Hall e os caminhos que levam ao poder

“Tudo o que é feito, pode ser desfeito”, disse Ana Bolena a Thomas Cromwell, em diálogo que precedeu o processo que levou à prisão e decapitação da rainha e segunda esposa do rei Henrique VIII, da Inglaterra. Cromwell foi primeiro-ministro de Henrique VIII no período de mudança da religião oficial do país, do catolicismo para o protestantismo.
A atriz Claire Foy, vencedora da última edição do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática por sua atuação como a rainha Elizabeth II em “The Crown” (2016), dá vida à Ana Bolena na produção da BBC “Wolf Hall” (2015).
Com apenas uma temporada, composta por sete episódios, disponível na Netflix, “Wolf Hall” nos revela a trajetória de ascensão de Thomas Cromwell, de origem humilde e que graças ao seu poder de persuasão e análise crítica, conquista a confiança dos nobres que, de acordo com os próprios interesses, o fazem chegar ao rei, de quem torna-se um dos principais conselheiros.
Uma das pessoas que fazem uso da perspicácia de Cromwell em benefício próprio é Ana Bolena. Foi a partir da articulação organizada por ele que o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão foi considerado nulo, à revelia do Vaticano, força máxima no século XVI. Assim, o caminho fica livre para Ana Bolena que é, finalmente, coroada rainha da Inglaterra.
A série também mostra a trajetória de ascensão e decadência de Ana Bolena, segunda de seis esposas de Henrique VIII. A frase dita por ela à Cromwell no diálogo citado no início deste texto, pode fazer referência às duas personagens, Bolena e Cromwell, tendo em vista, ambas terem sido construídas até o posto que alcançaram.
Apesar de curta, a produção dá uma boa noção da relevância da Dinastia Tudor, não apenas para os ingleses, mas para o mundo. Aos que se interessarem pelo tema e quiserem ir além do que “Wolf Hall” apresenta, indico a série “The Tudors” (2010) – uma das minhas preferidas da vida!-, também disponível na Netflix. Esta é composta por quatro temporadas e conta o período integral do reinado de Henrique VIII.
Longa vida ao rei!👑