11 janeiro 2017

O que estou lendo

Nem só de futilidades e violência vivem as redes sociais. Se nos dermos ao trabalho de selecionar o conteúdo com o qual mantemos contato, a quantidade de informações de qualidade que a internet nos oferece chega ao infinito, literalmente. 

Uma das coisas mais bacanas que eu encontrei foram os canais e perfis dedicados à literatura que não apenas divulgam os mais variados tipos de estilos de obras, mas compartilham impressões e estimulam a leitura de diversas formas. Sempre gostei de ler e acompanhar esse tipo de conteúdo tem me ajudado a manter a disciplina para manter a leitura, mesmo no mar contingências inerentes ao cotidiano. 

Ainda reluto, mas tem sido cada vez mais difícil evitar as leituras simultâneas. Gosto de me dedicar a apenas um conteúdo por vez, mas apesar do receio de me perder ou tender mais a uma história que a outra, tenho tentado administrar. No momento, estou lendo o primeiro tomo de “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith; “A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin; “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec; e darei início a “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien.

A leitura das obras de Adam Smith e George Martin estão em andamento e acredito ser possível concluí-las até o final da próxima semana. “A Riqueza das Nações” é um livro teórico que exige um exercício maior que “As Crônicas de Gelo e Fogo”, o qual sigo lendo no Kindle. A releitura de “O Livro dos Espíritos” está sendo feita em parceria com um amigo e tem sentido de estudo, sem pressa. Estipulamos a leitura de 20 páginas por semana, com a discussão a respeito do conteúdo ao final de cada uma delas. 

O caso de “O Senhos dos Anéis” foi repentino, mas resolvi aproveitar a oportunidade. A Tatiana Feltrin tem um dos canais literários que mais curto no YouTube e ela lançou no último final de semana o projeto lendo “O Senhor dos Anéis”, com o objetivo de ler a trilogia (“A Sociedade do Anel”, As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”) até o mês de setembro, a partir da leitura de 100 páginas a cada duas semanas. Ou seja, é para saborear mesmo!

A trilogia de Tolkien é uma das minhas preferidas. Eu e meu pai assistimos aos filmes várias vezes, inclusive procurando os erros! À época do lançamento dos filmes, dei a ele os três livros, em volume único, com o objetivo de ler também algum dia. Este dia chegou! Antes tarde do que nunca, não é mesmo? 

E sim, sou dessas que dá livros de presente para o pai para depois pedir emprestado (a trilogia de Laurentino Gomes - 1808, 1822 e 1889 - foi do mesmo jeito! rs), até porque ele também passa pela minha estante em busca de novidades. Alias, é o único!

Enfim, 2017 chegou repleto de novidades! Vamos ver no que vai dar! Boas leituras!