Uma das coisas mais bacanas desta era do compartilhamento é ter a possibilidade de conhecer as referências daqueles que cruzam nosso caminho com conteúdos que agregam valor e que, dificilmente, descobriríamos sozinhos.
Foi a partir de uma indicação em um dos vídeos do canal “Passa dos 30”, no YouTube, que o livro Personal Branding | Construindo sua marca pessoal, de Arthur Bender, passou a integrar a lista de livros a serem lidos.
Com 314 páginas e edição da Integrare Editora (2017), este livro é para aqueles que não temem levar um chacoalhada daquelas!
Esta é primeira edição da versão em e-book da obra, mas a versão física já está na 8ªedição, tendo sido publicada pela primeira vez em 2015, também pela Integrare.
Em relação aos aspectos técnicos, Personal Branding pode ser definido como um guia para a estruturaçãode um plano de marketing pessoal, repleto de indagações, reflexões e referências teóricas que embasam o posicionamento e as orientações que Bender dá ao leitor.
De leitura fluida, o texto pode ser facilmente consumido na íntegra, em poucos dias, ao mesmo tempo em que se apresenta como um convite a um estudo mais detalhado e construção do plano individual proposto por ele.
Isso porque, em relação aos aspectos comportamentais, Bender é duro ao fazer com que o leitor olhe para si mesmo e para as fragilidades que permeiam a construção de sua imagem em um “mercado implacável com a incompetência em marcas pessoais”.
Este é o tipo necessário de “choque de realidade” em um período marcado pela intensa transformação das relações sociais, mercadológicas e de criação e extinção de atividades profissionais, que requer capacidade de adequação e reinvenção de nós mesmos.
(...) quase tudo na vida pode ser planejado. As únicas duas exceções são a morte e o amor. O resto é passível de alterações, mudanças de rota, migrações, rupturas planejadas, novos caminhos, recomeços, desde que você saiba o mínimo dos mínimos: para onde quer ir.
Ufa!
Personal Branding é o tipo de livro que causa sensações físicas. Pude sentir a ansiedade esquentando a boca do estômago a cada provocação, o que resultou em anotações diversas, ainda em fase de ordenação.
Este é o tipo de experiência que apenas os livros bem escritos conseguem oferecer!
Além da grata surpresa proporcionada pelo conteúdo desta obra, descobrir que Arthur Bender é brasileiro, de Porto Alegre, foi um diferencial, tendo em vista as obras de referência deste segmento serem, em sua maioria, de autores estrangeiros.
Leitura mais do que recomendada e já pronta para estruturar o meu plano de marketing. Vamos? 😊
