11 maio 2018

Uma decepção chamada Kindle

O dia mundial do livro é celebrado em 23 de abril e, para celebrar a data, a Amazon ofertou uma série de descontos aos consumidores, tanto em livros como em equipamentos eletrônicos, como o Kindle.

O meu primeiro aparelho, apesar de já ter seis anos, está em perfeito estado de conservação e, por causa disso, não pretendia trocá-lo. Porém, como em trabalhos acadêmicos preciso da indicação do número das páginas em citações e a publicidade do Kindle PaperWhite afirma que números das páginas de um ebook kindle são sincronizados com o livro impresso correspondente, aproveitei para comprar um aparelho novo.

A satisfação até então percebida em relação ao produto, a marca e a loja Amazon começaram a ser desfeitas quando o produto chegou, pois já nas primeiras tentativas, nada dos livros indicarem o número das páginas, como prometido no anúncio do produto, disponível no site da Amazon.

Entrei em contato com o atendimento ao cliente da Amazon expondo minha insatisfação e a primeira resposta foi afirmando que os ebooks Kindle não indicam o número de páginas, apenas a posição.

Retornei o e-mail perguntando qual era a informação verdadeira, se a do atendimento ao cliente ou a do site. Um novo e-mail do atendimento ao cliente da Amazon chegou informando que apenas alguns ebooks Kindle indicam a página, informação que diverge da apresentada no anúncio.

Respondi novamente informando minha indignação com a situação que se caracteriza como propaganda enganosa e que me induziu a compra de um produto que não atende a uma necessidade bastante específica que foi o que me levou a comprar o novo aparelho.

Em novo e-mail do atendimento ao consumidor da Amazon fui informada que muitos ebooks Kindle apresentam a indicação da página e que se, no catálogo de vendas, houver a indicação do ISBN do ebook as páginas devem ser apresentadas e que, caso não acontecesse, eu deveria excluir o livro do meu dispositivo e baixa-lo novamente.

Informações verificadas, procedimento realizado e nada das páginas.

Nesses e-mails também fui informada que nos aplicativos Kindle, como o disponível para Android e PC, as páginas são informadas.

Nada disso aconteceu.

Não há dúvidas que o Kindle PaperWhite oferece mais conforto e praticidade à leitura que o meu modelo anterior. Porém, eu só fiz a troca de aparelho por causa de uma necessidade bastante específica ofertada em anúncio no site da Amazon para atender a uma demanda dos meus trabalhos do doutorado.

Resultado, frustração com o produto, com a marca e com a loja e decidindo as medidas cabíveis a adotar.

Anúncio no site da Amazon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário