O mês de abril terminou e com ele algumas etapas do
Doutorado vencidas, decisões tomadas, encaminhamentos estabelecidos e hábitos
reorganizados.
Este foi um período de apresentação de projeto, realização do
Toefl, retomada do curso de inglês, trabalho aprovado em congresso, reorganização
do método de estudo das leituras propostas nas disciplinas e a percepção de que,
mesmo não gostando das leituras fragmentadas, é preciso seguir a orientação para
compreender a proposta apresentada.
Assim, a lista de livros a serem lidos só aumenta, pois
várias das indicações de trechos e capítulos de livros despertam o desejo da
leitura do material na íntegra.
Porém, para aproveitar da melhor forma possível este curso é
preciso ter em mente que o essencial é fazer o que é possível para concluir bem
o Doutorado.
A apresentação do projeto no encontro da linha de pesquisa
Educação, Política e Práxis Educativa é uma ótima oportunidade de troca de
conhecimentos, análise da proposta de pesquisa, interação entre os integrantes
do grupo e, sobretudo, uma forma de o pesquisador não se sentir sozinho neste
processo.
É claro que estes encontros representam uma forma de
pressionar a o aluno a concluir o curso dentro do prazo, mas na vida sempre há ônus
e bônus. Percebo mais pontos positivos que negativos nesta iniciativa. A questão
maior está na administração do tempo e das leituras.
A realização do Toefl mostrou que preciso ler mais em inglês.
Preciso ser mais ágil e, ao mesmo tempo, não ter pressa. Já evolui bastante,
mas este caminho é lendo e gradua, se a aquisição de conhecimento for constante.
Por isso retomei o My English Online, que exige disciplina e paciência. Ou seja,
é um ótimo exercício e, em inglês. 😊
O mês de maio chega mais leva ou, talvez, seja a minha
percepção sobre o processo que tenha mudado, mas assim preciso mantê-la,
cumprindo os prazos e as atividades propostas, fazendo o melhor possível, dia após
dia.
Aos estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário