21 outubro 2019

The Lion King

 


  • Runaway will not answer the question.
  • What question? Who are you?
  • I know exactly who I am. The question is: who you are?
  • I’m nobody. So, live me alone. All right?
  • Everybody is somebody! Even a nobody.
  • Yeah! I think you’re confused.
  • I am confuse? You don’t even know who you are!
  • Oh! And I suppose you do.
  • I have the son of Mufasa.
  • You knew my father?
  • Correction: I know your father.
  • He died a long time ago.
  • He’s alive and I can take you to him. Follow me! Your father is waiting.[...]
  • You see? He lives in you! 

 

Neste diálogo que acontece entre Simba e o macaco Rafiki, em cena de The Lion King, que se segue ao reencontro entre o pequeno rei e Nala, o ponto central é a importância de não esquecermos quem somos.

O filme lançado em julho deste ano, com direção de Jon Favreau, é uma versão live-action do desenho da Disney de 1994, que tanto marcou minha vida.

O encontro entre Simba e Mufasa, que Rafiki possibilita, é marcado pela afirmativa do pai para o filho de que ele deve sempre lembrar quem é. “I never left you! I never will! Remember who you are.”

Como Rafiki bem afirma no início deste diálogo, fugir não nos ajuda a responder perguntas que envolvem a compreensão de quem nós somos, que pautarão a nossa forma de agir e viver cotidianamente.

The Lion King é um filme que trata sobre valores e o papel de cada um de nós no ciclo da vida. Ou seja, a narrativa ressalta que por mais estímulos individualistas que a sociedade nos imponha a todo momento, precisamos assumir com responsabilidade o nosso papel no conjunto da obra.

You must take your place in the circle of life! Mufasa

O filme ressalta que mesmo que sejamos obrigados a conviver com pessoas, representadas na figura de Scar, preocupadas em tirar vantagem de tudo e de todos, a vida sempre colocará em nossos caminhos seres como Nala, Timão e Pumba que estarão ao nosso lado não só para nos lembrar quem nós somos, mas também para nos ajudar a enfrentar os momentos mais desafiadores de nossas vidas.

Ao menos para mim, é impossível conter a emoção assistindo a este filme, desde os primeiros minutos. Além da emocionante história contada de maneira tão linda, na perspectiva dos animais, The Lion King me remete ao ano de 1996, quando fui à Disney e comprei uma Simba para minha irmã. O bichinho de pelúcia fez parte das nossas vidas por muitos anos, já que chegou a ser brinquedo do meu sobrinho nos primeiros anos de vida.

Em 2010, quando fiz intercâmbio, tive a oportunidade de assistir ao musical em Londres e esta experiência está entre as mais marcantes da minha vida. Foi a primeira vez que a perspectiva africana como contexto saltou aos meus olhos.

Desde então, a trilha sonora do musical me acompanha e, não por acaso, Hakuna Matata, é hoje o toque do meu telefone.

Em um período marcado pela perda do meu pai, o sentimento de Simba diante da morte de Mufasa é bem mais significativo para mim, neste momento de busca pela compreensão desta nova realidade.

No período de lançamento do filme, não consegui ir ao cinema, apesar da insistência de papai de que eu deveria ir, pro ser algo importante para mim. O cansaço não permitiu, mas tudo tem seu tempo e, agora, em casa, consegui assistir e, mais uma vez, me emocionar com a história de Simba.

Vale cada segundo!

Sinopse | O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, retrata uma jornada pela savana africana, onde nasce o futuro rei da Pedra do Reino, Simba. O pequeno leão que idolatra seu pai, o rei Mufasa, é fiel ao seu destino de assumir o reinado. Mas nem todos no reino pensam da mesma maneira. Scar, irmão de Mufasa e ex-herdeiro do trono, tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é repleta de traição, eventos trágicos e drama, o que acaba resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de dois novos e inusitados amigos, Simba terá que crescer e voltar para recuperar o que é seu por direito. O estrelado elenco do longa tem Donald Glover como Simba, Beyoncé Knowles-Carter como Nala, James Earl Jones como Mufasa, Chiwetel Ejiofor como Scar, Seth Rogen como Pumba e Billy Eichner como Timão.

Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=-JEHw7JhjFM