01 março 2019

Sobre escrever

Escrever sempre fez parte da minha vida. Minhas lembranças mais remotas trazem a manutenção de diários, criação de códigos, recortes de revistas, adesivos, cola, tesouras, lápis de cor e muitas páginas em branco a serem preenchidas com os mais variados pensamentos e sentimentos que me acompanham desde, acho, o momento em que compreendi que tudo o que me faz eu pode ser expresso em palavras.

Mesmo que a exatidão seja uma utopia, ler e reler minhas próprias palavras me remetem aos momentos e contextos nos quais foram escritos. É o prazer da leitura, só que sobre mim mesma.

Talvez este seja tenha sido um dos fatores que me motivaram a escolher o Jornalismo como primeira profissão. Seguir para o impresso foi apenas consequência disso.

Gosto da reflexão, da articulação e da possibilidade de auxiliar o outro a ler o mundo de maneira mais clara e objetiva para que tenha condições de construir seu próprio universo, a partir das munições que tem.

A curiosidade que alimenta o desejo de saber sempre mais, me manteve estudando até compreender que integro o grupo dos Life Long Learnears.

O processo de educação continuada me mantém em movimento, assim como as trocas cotidianas com o outro. Um processo alimenta o outro e escrever ajuda a organizar as ideias, compreender melhor os ensinamentos, reestruturar sentimentos e experiência e organizar os próximos passos.

Desde que comecei a seguir as orientações de O Milagre da Manhã (Hal Elrod) estabeleci como meta a escrita diária, pelo simples fato de ter consciência dos benefícios que esta atividade tem para mim e minha vida.

Mesmo ciente dos desafios que a rotina impõe, este é o desejo que me motiva, foi reforçado pelas palavras de Elrod e agora pelas de Rayder Carroll, em O Método Bullet Journal, no qual ele afirma:

O ato de escrever à mão conduz nossa mente para o momento atual em um nível neurológico diferente de qualquer outro mecanismo de registro de ideias. É no presente que começamos a nos autoconhecer.

Seja à mão ou em algum dispositivo eletrônico, o fato é que escrever vai te ajudar a enxergar com clareza qual é o caminho que você deve seguir. Isso vai permitir que você passe de passageiro a piloto por meio da arte de viver com propósito.

Que março seja o mês da construção diária da vida que sonhamos! 😊