Diante da expectativa do lançamento de mais um filme dasérie As Crônicas de Nárnia, dediquei parte deste início de 2019 para assistir aos primeiros longa-metragem baseados na obra de C. S. Lewis que materializam três das sete crônicas que compõem o volume único.
O livro compila romances do escritor inglês escritos na primeira metade do século XX.
A produção, que integra o estilo da literatura fantástica, teve o primeiro título O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupapublicado em 1950. Este é o tema do primeiro filme que, no volume único, é apresentado como a segunda crônica, tendo sido lançado na tela do cinema em 2005.
Três anos depois, em 2008, foi a vez de O Príncipe Caspian, chegar ao cinema e dar vida os personagens que compõemo volume quatro da obra de Lewis.
O ano de 2010 foi a vez de A Viagem do Peregrino da Alvorada chegar às telas dos cinemas de todo o mundo que, agora, aguarda o lançamento de As Crônicas de Nárnia e A Cadeira de Prata.
Apesar da ênfase dada às características humanas dos personagens que descobrem como chegar à Nárnia e o amadurecimento pelo qual passam os irmãos Lucy, Edmund, Peter e Susan, o destaque da obra retratada nos filmes é tanto na presença como na ausência de Aslam, o leão.
Aslam pode ser considerado como personagem principal dessa história, por ser o fio condutor para a orientação do desenvolvimento e o fortalecimento dos valores humanos, apesar de o enredo envolver não só humanos, como animais e diversos tipos de criaturas que só a literatura fantástica é capaz de explicar.
De maneira leve, mas nem por isso menos impactante, a narrativa reforça a necessidade de autoconhecimento e da valorização de si mesmo, por exemplo, para a conquista dos objetivos planejados individual e coletivamente.
Mais do que isso, a narrativa enfatiza a relevância deste processo durante a infância com o objetivo de contribuir com a formação de adultos mais consciente de si mesmos e do mundo ao seu redor.
As Crônicas de Nárnia foram escritas por C. S. Lewis entre 1949 e 1954 e já integram a minha lista de leitura desejada e, assim, qualquer hora dessa a resenha do livro aparecerá por aqui.
Por enquanto, caso você ainda não conheça, as fica a dica para que assista aos filmes enquanto aguardamos o lançamento de mais um longa da série!
Por enquanto, sugiro a leitura desta reportagem, publicada em 2017 pela revista Galileu, intitulada "C.S. Lewis: conheça a história do autor de 'As Crônicas de Nárnia'"
Boa leitura!
