Estabelecer novos hábitos e reestruturar rotina não é algo fácil, mas representa o caminho do novo começo que nos levará até a próxima etapa que buscamos na vida pessoal e profissional.
Afinal, como dizem por aí, não dá para esperar resultados diferentesse continuarmos agindo cotidianamente da mesma maneira. Não dá! Então, a mudança é necessária e constante!
Um dos mais importantes ensinamentos cristãos, Orai, vigiai e instrui-vos, pode ser o norteador da nova conduta que buscamos, pois cada um de nós sabe o que precisa fazer para alcançar os patamares almejados e que este é um processo diário de construção e reconstrução.
Os exercícios para o estabelecimento da nova rotina sugerida pelo O Milagre da Manhã (Hal Elrod) encontraram respaldo no livro de Ryder Carrol, O Método Bullet Journal, especialmente no que diz respeito à escrita enquanto processo de autoconhecimento e que, como tal, deve ser exercitada diariamente.
A ciência sugere que escrever à mão aprimora o modo como lidamos com a informação, fortalecendo nosso pensamento associativo. Isso nos permite formar novas conexões que podem render soluções pouco convencionais e grandes insights. Estamos ao mesmo tempo expandindo nossa consciência e aprofundando nossa compreensão.
O desafio do estabelecimento dos novos hábitos está, justamente, na disciplina para cumprir todas as novas atividades, todos os dias.
O engraçado nisso tudo é que a consciência da importância de cada atividade proposta é muito clara. O ponto está em encontrar o caminho paraa estruturação desta nova rotina, já que a consciência da importância da leitura, da escrita, do silêncio, da afirmação, da visualização e da, claro, da prática da atividade física está muito clara.
O ponto a ser refletido é por que eu me enrolo para fazer coisas simples, mas extremamente significativas para mim, diariamente?
A primeira coisa que me vem à mente são as distrações que, de um modo ou de outro, acabam dominando o tempo do dia. O desafio está em conseguir evita-las para melhor controlar o uso do tempo, que é o mesmo para cada um de nós.
Praticar O Milagre da Manhã me ajuda a acordar mais cedo, acompanhar o nascer do Sol, ouvir o barulho das ondas do mar que durante o dia não chegam até mim e me entregar aos meus pensamentos sem a obrigatoriedade de responder demandas urgentes que não sejam as minhas. Tudo isso me torna mais produtiva!
O Método Bullet Journal aparece, para mim, como um suporte ao sistema proposto por Hal Elrod, na medida em que orienta a utilização de um caderno para o planejamento de nossas vidas e enfatiza a importância de ele ser construído à mão.
Cada decisão, até ser tomada e colocada em ação, não passa de um pensamento. Agarrar-se a pensamentos é como tentar pescar com as mãos: eles escorregam facilmente e desaparecem nos confins lamacentos da sua mente. Escrever nos permite registrar os pensamentos e examiná-los à luz do dia. Ao externa-los, vamos esvaziando a mente. Anotação por anotação, criamos um inventário mental de todas as escolhas que consomem nossa mente. É o primeiro passo para retomar o controle de nossas vidas. É aqui que você começa a separa o sinal do ruído.
Para mim, o ato de escrever é antes de tudo um prazer, só que, apesar disso, tenho o negligenciado de uma forma ou de outra. Preciso refletir sobre as causas disso. Mas o que sei é que a meta escrever todos os dias, no caderno e aqui, permanece!
Vamos à ela! 😉
