10 março 2019

O método Bullet Journal

Se tem uma coisa que eu realmente gosto é a sensação de concluir a leitura de um livro. É como um final de viagem que nos permite analisar e refletir sobre todo o percurso que, geralmente, difere bastante daquele que idealizamos no início da jornada.

Ser diferente não é sinônimo de ser ruim. Algumas vezes podeaté ser, mas a experiência me diz que quando os fatos divergem da expectativa, o crescimento é a prova de que realmente tal diferença é positiva. Não é por acaso que a experiência é sinônimo de aprendizado. 😊

E foi exatamente este o sentimento durante e após a leitura de O método Buller Journal, de Ryder Carrol, publicado em 2018 pela editora Fontanar, com 328 páginas.

Ao adquirir este livro, tive como objetivo conhecer mais sobre a metodologia de organização e esvaziamento da mente proposta pelo Bullet Journal, também conhecido pelo apelido Bujo. 

Mas este livro é muito mais do que isso ao se apresentar como uma metodologia de autoconhecimento que tem como consequência a melhor organizaçãodo cotidiano do indivíduo, na medida em que contam com um sistema utilizado como instrumento de investigação da razão, da motivação de fazermos as coisas que fazemos e como nos relacionamos com todas elas.

Estimular a identificação do significado das nossas atividades é a proposta do autor que afirma, categoricamente, que aquilo que não tem valor não deve demandar nosso tempo.

Ele justifica tal posicionamento a partir de teóricos da Administração 😊, como Peter Drucker e Deming, além de referências literárias como O Mágico de Oz, e uma dezena de outros livros mencionados como subsídio para o desenvolvimento do método.

É importante ressaltar que a analogia que o autor faz com as técnicas da administração para explicar a estrutura e funcionamento do Bullet Journal dão à ferramenta a possibilidade de customização com base no contexto e nas necessidades do usuário.

Mesmo assim, a filosofia do menos é mais, prevalece e dá a tônica do livro que enfatiza a necessidade de reconhecermos o significado do que fazemos para que assim tenhamos condições de alcançar o nível de produtividade almejado.

A proposta de Ryder Carrol estimula as pessoas a saírem da zona de conforto e passem a assumir a responsabilidade pelas escolhas feitas, desde a estruturação de uma agenda, caderno de anotações, planner, até as decisões mais complexas do cotidiano e da vida.

O método Bullet Journal ajuda a facilitar a jornada de autodescoberta, a entender o controle que se pode ter sobre a própria vida. Tudo depende da disposição em enxergar além das limitações, de modo que você possa testemunhar seu potencial. É um processo que envolve reivindicar responsabilidade pela sua experiencia encontrando a coragem e a dedicação para olhar fundo para o insuportável esplendor do universo interior. Em meio ao caos, você encontrará aquelas estrelas que brilham com maior intensidade entre incontáveis outras. Enquanto mapeia seu caminho pelas águas sempre turvas do futuro, você pode se confortar na certeza de que, afundando ou nadando, teve a coragem de arriscar.

Recomendo bastante a leitura deste livro, assim como a frequente consulta do conteúdo para e durante toda a vida!