Os relatos históricos têm a missão nos ajudar a compreender
a dimensão das transformações impostas à sociedade do século XVIII pela
Revolução Industrial, entre outras. Por mais detalhistas e técnicos que esses
relatos sejam, nem sempre conseguem nos fazer perceber a intensidade do impacto
dessas mudanças.
Porém, o fato de estarmos vivenciando as mutações sociais
trazidas pela Revolução Digital faz com que tenhamos uma noção mais próxima do
real do que a produção em massa e o avanço no sistema de transporte, por
exemplo, implicaram ao cotidiano as pessoas.
Isso acontece porque o desenvolvimento das novas tecnologias
da informação e a internet estão transformando não só o processo produtivo, mas
a nossa conduta, nossos hábitos e comportamentos, e tudo de uma forma muito
rápida.
As mudanças estão acontecendo de forma tão veloz quanto a
possibilidade de transmissão de dados pelos mais diversos locais do mundo, em
fração de segundos, o que nos faz ter a percepção de um período de 25 anos
atrás como um tempo praticamente medieval.
Um quarto de século. Este é o tempo de vida da internet
comercial e desde 1991 temos mais perguntas do que respostas.
Estamos em fase de descobertas sobre como nos adaptar às
mudanças cada vez mais rápidas. Quais os desafios e oportunidades de estar
online? Há segurança na rede? Como adaptar as estratégias empresariais a este
novo ambiente? Como nos adaptar aos velhos e aos novos paradigmas? É possível
integrar sistemas? Como definir e desenvolver estratégias de marketing? Quais
são as tendências do e-commerce no Brasil?
Esses são alguns dos questionamentos que o livro
“E-commerce”, de Eduardo Ramos, se propõe a responder. A obra (2011) conta com
180 páginas e integra a Série Marketing publicada pela Editora FGV. De leitura fácil, é um livro que pode ser
consumido em uma única ‘sentada’, por abordar uma temática que diz respeito a
todos nós, seja como usuários da rede, consumidores, empresários,
empreendedores e/ou estudiosos da área.
O livro traz uma breve história da tecnologia da informação
e da internet e como as oportunidades surgem de onde menos esperamos, tendo em
vista que a internet foi criada para fins acadêmicos e militares, apenas. Mas
as possibilidades comerciais despertaram o interesse de outros segmentos, o que
nos trouxe até o atual momento de experimentação.
Além da reflexão proposta, a obra ainda disponibiliza um
glossário com os termos rotineiramente usados e um índice das referências para
aqueles que tiverem interesse em se aprofundar no conteúdo abordado.
Poucas são as certezas que o uso da internet nos traz, sendo
uma delas o fato de que “O que se pode
fazer com a TI e com a internet, essencialmente, é gerar valor a partir da
mudança na forma de lidar com a informação. ”
Porém, se gerar valor no mundo real não é algo simples,
tampouco o é no ambiente virtual, onde “Para
conseguir elaborar uma estratégia de sucesso, não basta que a empresa
compreenda a internet de hoje. É preciso que descubra como a tecnologia e os
usuários da tecnologia se comportarão no futuro. ”
Sim, a capacidade de análise e previsão é requisito exigido
com ainda mais ênfase aos que se propõe a atuar na rede, pois, “O futuro precisa ser observado no contexto
correto, sob o prisma das tecnologias que ainda surgirão. É um trabalho
difícil, mas necessário. ” O desafio está posto.
Vale a leitura!