29 abril 2016

To Be Read Book Jar

Durante os dias de descanso forçado, aproveitei para dar atenção a algumas pendências, dentre elas a organização da minha Book Jar, para receber os papeizinhos com minha lista de livros To Be Read (TBR). De antemão revelo que deu mais trabalho do que esperava!

Desde que retomei o Longe de Sereno, como forma de compromisso para registrar as resenhas das leituras dos livros não lidos até então e que estão na minha estante, o contato com textos, blogs, perfis em diversas redes sociais, editoras e desafios literários cresceu bastante. O resultado é que as ideias para incrementar este blog, assim como sugestões que ajudam a manter o ritmo de leitura e publicações chegam ao infinito. O legal é que todas elas podem e devem ser adaptadas na medida da criatividade de cada um.

E foi assim que surgiu a iniciativa de organizar o TBR Book Jar. Não encontrei a origem da ideia, mas os vídeos e textos a respeito são diversos, tanto em termos cronológicos quanto no tocante à nacionalidade. Porém, a unicidade está na metodologia que pode ser adaptada para diversos fins, além de livros a serem lidos – sejam eles já adquiridos ou a adquirir -, filmes, destinos de viagens, projetos a desenvolver, etc.

O meu objetivo é ler os livros que já tenho e que por diversas razões estavam apenas enfeitando o ambiente, ansiosos à espera da oportunidade de me contar suas histórias. Comecei escrevendo em post-its coloridos os nomes dos livros que foram sendo colocados no potinho transformado na minha Book Jar.

Seguindo a orientação de Schopenhauer, que diz que a segunda leitura de um texto é a que nos permite realmente apreender o conteúdo, inclui obras que quero reler. Como a lista é de livre organização, a minha também inclui alguns livros que podem ser considerados didáticos e que, ou serão relidos, ou li apenas trechos e agora serão apreciados na íntegra.

Depois de todos os títulos terem sido devidamente incluídos no potinho, é hora de sortear o próximo livro a ser lido. A regra mais importante, e talvez a única que não seja permitida adaptação, é que o título sorteado é o próximo a ser lido. Sem alteração. Não vale trapacear! Afinal, a quem você estará enganando?

Confesso que a aleatoriedade gera um suspense, mas se eu não queria definir previamente o roteiro de leitura, certamente esta é a melhor maneira de garantir a não rigidez deste processo! E como forma de despedida da minha autonomia para a escolha, decidi ler Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdam, antes do primeiro sorteio, apesar da minha Book Jar já estar pronta.

A experiência da organização da Jarra de Livros para Ler me mostrou que há um número considerável de títulos a serem lidos, apesar de não ter contado. Basta dizer que precisei organizar a lista em partes, pois ainda não posso ficar muito tempo em pé, nem mesmo sentada. Ou seja, levou horas, mas o resultado foi o potinho cheio de post-its, literalmente!

Outra coisa, vi que tenho títulos que nem mesmo lembrava da existência e outros que não sei a razão de tê-los. Tudo isso só reforçou a necessidade de desapego e de manutenção da prática do consumo consciente. Se não tem certeza de que é isso o que quer e/ou não vai usar, porque comprar?

Enfim, o primeiro sorteio foi realizado e o próximo livro a ser lido é Wittgenstein, da coleção Os Pensadores da Editora Nova Cultural. O TBR Book Jar já mostra sua efetividade, pois esta seria uma das minhas últimas escolhas da lista! Veremos o que ele nos traz!


Minha TBR Book Jar recheada de títulos coloridos a serem lidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário