25 março 2016

Desafio literário para recomeçar

O sentido da Páscoa é de incentivo à renovação do próprio ser e o estabelecimento de novas metas é um bom caminho para recomeçar, seja lá o que for!

Semana passada conheci o #desafiolivrada2016 e fiquei super empolgada para montar minha lista. A ideia é você ler um livro de cada tema proposto pelo criador do desafio, num total de 15 para o ano, com o objetivo de estimular a leitura de obras que dificilmente você leria e o compartilhamento das percepções sobre o tema | texto. O 15° item é um título de indicação dele, sendo o deste ano, “As aventuras do bom soldado Svejk”. 

Quando parei para organizar os livros que integrariam a minha lista, observei que teria que comprar alguns títulos e isso vai de encontro a um dos meus propósitos para 2016: não comprar mais livros enquanto não ler os que tenho (exceto os didáticos, claro!) e estão na estante à espera de uma possibilidade de me revelar e/ou concluir suas histórias.

Esta iniciativa tem três objetivos. O primeiro é ler mais livros, além dos didáticos, mesmo que sejam de temas afins. O segundo, é a prática do consumo consciente. Para que comprar mais itens daquilo que não usei e não tenho mais nem onde guardar? Isso vale para sapatos também. O terceiro está na oportunidade de exercitar o desapego. Se não uso e/ou não gostei, vamos passar para frente.

Diante do impasse, resolvi adaptar o desafio aos meus objetivos e participar do #desafiolivrada2017. Este ano, minha meta é ler um livro não didático por semana. Estou há três semanas lendo 1889 e, apesar da leitura ser fantástica, as demandas de trabalho e estudo o tiraram de cena. Vou tentar concluir esta leitura ainda neste feriado e escrever um apanhado sobre a trilogia de Laurentino que, como já mencionei em posts no Instagram e Facebook, vale muito a pena!

Então, como vou fazer? Não quero predeterminar os títulos a serem lidos, pois o desejo de começar e/ou retomar uma leitura varia. O importante é manter o ritmo de um título por semana, a começar da data da publicação da resenha de 1889. Além de estímulo à leitura, esta é uma possibilidade de compartilhar reflexões sobre as obras, ao mesmo tempo em que leva a um processo de autoconhecimento a partir das leituras. Não dá para esquecer que esta iniciativa também é justificativa para a retomada do blog, agora com novo conteúdo.

Para sair da zona de conforto é preciso desafiar a si mesmo! 
Se alguém se interessou pelo desafio proposto pelo Blog Livrada, as categorias são as seguintes:

1. Um prêmio Nobel
2. Um livro russo
3. Um cânone da literatura ocidental
4. Uma novela
5. Um livro que você não sabe por que tem
6. Um autor do seu estado
7. Um livro publicado por uma editora independente
8. Uma ficção histórica
9. Um livro maluco
10. Um livro que todo mundo já leu menos você
11. Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta
12. Um livro bobo
13. Um romance de formação
14. Um livro esgotado
15. As aventuras do bom soldado Svejk

Boas leituras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário