Há pouco mais de dez dias, um doguinho, literalmente, cruzou meu caminho me colocando em contato com uma rede de apoio aos animais que a gente até ouve falar, mas não tem ideia dos desafios diários enfrentados por aqueles que a integram para garantir abrigo, alimentação e, sobretudo, amor aos peludos sem lar.
Mesmo sendo tutora de um cão adotado, a proximidade a essa rede sempre foi tangencial. Não tenho estrutura emocional para lidar com os casos de maus-tratos, que passam pelos mais variados graus de crueldade, com esses seres que só têm amor incondicional a nos oferecer.
O peludo que cruzou meu caminho estava abandonado na rua. Desnutrido, desidratado e precisando dos cuidados especializados que ele teve no Hospital Veterinário Tico & Teco, para onde o levei, sem pensar, por saber que os que fazem a clínica dariam a ele o cuidado especializado e o intensivão de amor e estabilidade de que ele necessitava para ter a saúde restabelecida enquanto buscava um lar para ele.
A transformação do doguinho neste período é absurdamente inspiradora. Um novo cão surgiu, que agora se revelou ativo, brincalhão, de postura firme, extremamente carinhoso e que sabe reclamar que quer sair da casinha para brincar e explorar o ambiente. Essa realidade indicou a urgência de encontrar um lar que pudesse dar a ele o espaço que necessita para explorar e gastar energia, bem como o cuidado que a saúde ainda requer.
E, por meio do contato com amigos e amigos dos amigos, encontrei Rose e Jacque. Mulheres que, a sua maneira, dedicam parte significativa do tempo que têm para socorrer, acolher e cuidar dos peludos vítimas dos males causados por nós, humanos, capazes de abandonar e agredir esses seres que contraditoriamente, sim, dependem de nós. Para isso, elas contam com nossa ajuda para dar o atendimento médico, o alimento, uma caminha e, especialmente, intermediar um lar para os peludos. Pois, se existem aqueles capazes de fazer mal, os que estendem a mão para fazer o bem são muito mais numerosos.
Essa é uma realidade que pude constatar nos últimos dias, não sem sair transformada desta experiência, que não terminou, pois seguimos na busca de um lar definitivo para o doguinho. Mas, até aqui, a constatação de que, quando há o propósito de fazer o bem, mesmo diante da intenção dos que tentam atrapalhar, os caminhos favorecem as conexões necessárias para fazermos o bem, sem olhar a quem, como diz o ditado.
Todos nós temos nossas lutas diárias e se tem algo que esta jornada também tem revelado é que doar tempo, amor, uma quantia, por menor que ela seja, torna, de alguma forma, as nossas batalhas mais suaves de serem enfrentadas, na medida em que nos tira do centro da nossa própria atenção e nos dá uma perspectiva mais ampla da realidade. Do mundo e da nossa também.
Se quiser e puder ajudar essas mulheres e os peludos que elas socorrem, Rose mantém a Associação de Proteção aos Animais (Aspan), que recebe doações pela chave PIX/CNPJ: 03.399.956/0001-04.
Jacque atua em várias frentes, como, por exemplo, apresentadora do Programa PetZoo e articuladora do abaixo-assinado destinado à Prefeitura de Natal para a implantação do Hospital Público Veterinário na capital potiguar, que favorecerá a redução da taxa de natalidade e abandono de animais; a oferta de atendimento local qualificado e eficiente para os animais; a prestação de apoio aos programas de saúde pública, inclusive o controle de zoonoses; o acesso a saúde gratuita para os animais de maneira geral, inclusive para os animais em situação de rua; bem como a garantia da integridade física animal, protegida pelo artigos 32 e 225 da Constituição Federal.
O abaixo-assinado está disponível neste link aqui! Clique, assine e compartilhe!
O doguinho que cruzou meu caminho segue a procura de um lar responsável para chamar de seu! 🐶
Vale lembrar que o nosso pouco pode ser o muito de alguém e que, mais do que isso, o que de mais importante temos nesta vida é a trilha das relações que construímos, das quais somos resultado direto. Por isso, tenha amigos, de duas e de quatro pernas! 🐾
A todos que me ajudaram até aqui, com palavras, ações, conexões e doações, toda minha gratidão! 💫
