22 julho 2019

A Dama do Cachorrinho

Já tem algum tempo que o conto A Dama do Cachorrinho, do escritor russo Anton Pávlovitch Tchékhov, está na minha listade desejos de leitura. O conto entrou no meu radar de interesse à época em que assisti ao filme O Leitor, romance de 2009, com Kate Winslet, RalphFiennes e David Kross, por ser uma das obras que tanto inspiram como são citadas no longa-metragem.

A Dama do Cachorrinho integra o livro de contos de Tchékhov, A Dama do Cachorrinho e outras histórias,publicado pela L&P Pocket, que reúne 12 textos do autor que caracterizados “pela simplicidade e pela exatidão na escolha das palavras. Ele não usa palavras difíceis nem construções rebuscadas”.

Neste conto, Tchékhov conta a história de Dmítri Dmítritch Gúrov e Anna Serguêievna, a dama do cachorrinho, um lulu da Pomerânia branco, que, depois de se encontraram casualmente, durante um passeio seguido de um café, passam a viver um romance secreto, na Rússia do final do século XIX.

Casado e pai de três filhos, Gúrov colecionava aventuras amorosas, apesar de nenhuma delas o terem levado a descobrir e sentir o que era a felicidade. Este também era o sentimento que nutria em relação ao casamento firmado por imposiçãoda família, ainda na juventude.

Anna Serguêievna também era casada, mas na ocasião do primeiro encontro com Gúrov, viajara acompanhada apenas do cachorro, e se deixa levar pelos encantos daquele que se tornaria seu amante.

O texto de Tchékhov permite ao leitor acompanhar as angústias e a tão buscada felicidade que permeiam a relação construída entre Anna e Gúrov, que passam a se encontrar às escondidas, em hotéis, para evitar exposição ao mesmo tempo em vivenciam o sentimento que passa a consumi-los.

Ele tinha duas vidas: uma evidente, queaqueles que achavam isso importante viam e reconheciam, uma vida cheia deverdades convencionais e de mentiras convencionais, exatamente igual à vida deseus conhecidos e amigos; e outra vida que transcorria em segredo.

Como um bom conto, a narrativa de Tchekhov traz o conflito dos personagens ao viver a experiência de uma relação extraconjugal, em um texto fácil e, ao mesmo tempo, de leitura envolvente.

Segue  a leitura dos próximos contos!