09 setembro 2009

Rótulos

Um nome. Um rótulo. Definições. Estigmas. Qualidades. Defeitos. Revelar quem e o que somos depende de idéias formatadas por alguém que um dia, em algum lugar, por alguma razão decidiu que o azul se chamaria azul e que azul é a cor do céu.
Há anos penso em criar um blog. Sempre escrevi em agenda, como diários secretos que nunca foram secretos. Apesar de sentir prazer ao escrever à mão, com a caneta preta preferida que preenche cada linha da folha em branco com meus pensamentos, sentimentos e impressões, a agenda ocupa espaço. O computador está em todos os lugares. É mais fácil e prático escrever aqui, na tela pc e até mesmo do celular.
Mas porque só agora, só hoje. Não sei... Talvez porque hoje eu tenha tido paciência suficiente para escolher um nome para este espaço... Um rótulo que identifique o que ele significa para mim e sobre mim...
Sim, longe de sereno... Meus pensamentos estão longe, muito longe de serem serenos... Estou em constante processo de mudança. O que é ótimo e também assustador... E não apenas para mim, como também para as pessoas que estão ao meu redor... Estou sempre em ebulição... Um ser totalmente longe de sereno...
Meu rótulo foi tirado de uma das centenas de músicas da Legião Urbana que tocam minha alma... "Se fiquei esperando meu amor passar", do disco "As Quatro Estações". Qual a razão para a escolha desta música e desta expressão? Nada em especial... Na busca por um rótulo, pedi ajuda para quem rotulou a vida, o cotidiano e os sentimentos da maneira mais simples e descomplicada que conheço... Talvez por isso as palavras, as músicas de Renato Russo sejam tão atuais.
De uma série de expressões selecionadas durante o tempo dedicado a olhar as letras das músicas nos folhetos dos CD's autografados por Marcelo Bonfá - sim, pode me rotular de fã da Legião que aceito e convivo bem com este rótulo - ao mesmo tempo em que escutava, pela milionésima vez, as músicas da banda que, pelo menos para mim, nunca abusam, restaram duas: Impaciente e Indeciso ("Quase Sem Querer" - DOIS); Longe de Sereno. A segunda opção foi a escolhida, mais poética. Apesar de a primeira também ser um bom rótulo para esta jornalista. Paciência nunca foi meu forte, porém dizem que com o passar dos anos  (ainda estou longe de ser velha, mesmo que insistam em rotular como tal as pessoas com idade próxima aos 30 anos) vamos amadurecendo e aprendendo a ser pecientes, nem que seja na marra! A indecisão é um paradoxo em minha vida. Tão decidida e ao mesmo tempo tão indecisa. Ou será insegura? Bom, isso é tema para outro post. Mas, vamos viver um dia de cada vez...




Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)

Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que então eu não sabia amar
E me via perdido e vivendo em erro
Sem querer me machucar de novo
Por culpa do amor.
Mas você e eu podemos namorar
E era simples: ficamos fortes.
Quando se aprende a amar
O mundo passa a ser seu.
Sei rimar romã com travesseiro.
Quero minha nação soberana
Com espaço, nobreza e descanso.
Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que estava então longe de sereno
E fiquei tanto tempo duvidando de mim
Por fazer amor fazer sentido.
Começo a ficar livre - espero.
Acho que sim.
De olhos fechados não me vejo
E você sorriu pra mim.
"Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo
Tende piedade de nós
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo
Tende piedade de nós
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo
Dai-nos a paz."

6 comentários:

  1. Essa minha amiga é tuuudo mesmo!!
    Adorei a escolha do nome!
    E o texto está showww!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oie! Adorei a visitinha aqui no seu novo espaço amiga! Longe de Sereno e perto de uma leitura bem agradável! É uma delícia fazer blog! Já sou sua seguidora ok... aliás, inclua aí na barra lateral o item 'Seguidores'! bjus! :*

    ResponderExcluir
  3. elaine vladia09/09/2009, 15:20

    O texto esta tao bem escrito que chego a cogitar usar tal descricao para a minha tambem eterna indecisao, ou sera inseguranca? haha
    O fato eh que amei a nova fase dessa minha adoravel escriba e felizmente mui amiga... Sucesso, sempre!!! tou aqui na plateia, sempre torcendo...

    ResponderExcluir
  4. Bom texto!
    Nós deixa na espectativa pelos próximos!

    ResponderExcluir
  5. Bom texto!
    Nós deixa na espectativa pelos próximos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada pela visita, Marcelo! :)

      Excluir