03 março 2017

“E-commerce” | Do surgimento às tendências

Os relatos históricos têm a missão nos ajudar a compreender a dimensão das transformações impostas à sociedade do século XVIII pela Revolução Industrial, entre outras. Por mais detalhistas e técnicos que esses relatos sejam, nem sempre conseguem nos fazer perceber a intensidade do impacto dessas mudanças.

Porém, o fato de estarmos vivenciando as mutações sociais trazidas pela Revolução Digital faz com que tenhamos uma noção mais próxima do real do que a produção em massa e o avanço no sistema de transporte, por exemplo, implicaram ao cotidiano as pessoas.

Isso acontece porque o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e a internet estão transformando não só o processo produtivo, mas a nossa conduta, nossos hábitos e comportamentos, e tudo de uma forma muito rápida.

As mudanças estão acontecendo de forma tão veloz quanto a possibilidade de transmissão de dados pelos mais diversos locais do mundo, em fração de segundos, o que nos faz ter a percepção de um período de 25 anos atrás como um tempo praticamente medieval.

Um quarto de século. Este é o tempo de vida da internet comercial e desde 1991 temos mais perguntas do que respostas.

Estamos em fase de descobertas sobre como nos adaptar às mudanças cada vez mais rápidas. Quais os desafios e oportunidades de estar online? Há segurança na rede? Como adaptar as estratégias empresariais a este novo ambiente? Como nos adaptar aos velhos e aos novos paradigmas? É possível integrar sistemas? Como definir e desenvolver estratégias de marketing? Quais são as tendências do e-commerce no Brasil?

Esses são alguns dos questionamentos que o livro “E-commerce”, de Eduardo Ramos, se propõe a responder. A obra (2011) conta com 180 páginas e integra a Série Marketing publicada pela Editora FGV.  De leitura fácil, é um livro que pode ser consumido em uma única ‘sentada’, por abordar uma temática que diz respeito a todos nós, seja como usuários da rede, consumidores, empresários, empreendedores e/ou estudiosos da área.

O livro traz uma breve história da tecnologia da informação e da internet e como as oportunidades surgem de onde menos esperamos, tendo em vista que a internet foi criada para fins acadêmicos e militares, apenas. Mas as possibilidades comerciais despertaram o interesse de outros segmentos, o que nos trouxe até o atual momento de experimentação.

Além da reflexão proposta, a obra ainda disponibiliza um glossário com os termos rotineiramente usados e um índice das referências para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar no conteúdo abordado.

Poucas são as certezas que o uso da internet nos traz, sendo uma delas o fato de que “O que se pode fazer com a TI e com a internet, essencialmente, é gerar valor a partir da mudança na forma de lidar com a informação. ”

Porém, se gerar valor no mundo real não é algo simples, tampouco o é no ambiente virtual, onde “Para conseguir elaborar uma estratégia de sucesso, não basta que a empresa compreenda a internet de hoje. É preciso que descubra como a tecnologia e os usuários da tecnologia se comportarão no futuro. ”

Sim, a capacidade de análise e previsão é requisito exigido com ainda mais ênfase aos que se propõe a atuar na rede, pois, “O futuro precisa ser observado no contexto correto, sob o prisma das tecnologias que ainda surgirão. É um trabalho difícil, mas necessário. ” O desafio está posto.
Vale a leitura!
Best Quote: Trabalhar as mídias sociais não é nada fácil. Os usuários desses canais em geral não gostam de propaganda disfarçada de conteúdo e são muito sensíveis. Assim, a forma de abordagem deve ser sutil e feita por pessoas que entendam o comportamento particular de cada meio e de cada comunidade. ”